domingo, 12 de julho de 2009

Estados em Cena ll

Novamente revendo estados e sensações, para que esses novos alunos também sejam beneficiados por esse que é um dos principais momentos de uma boa aula de teatro. Rubríca, é assim que também pode ser chamada essa questão.
Inicialemnte tivemos um bate-papo, onde revisamos o que já vimos e conversamos sobre a importância de estar ali inteiro, se divertindo com seriedade. Sempre em estado de prontidão para aprender.
Respiramos em U, fizemos jogos de foco em forma de aquecimento corporal para esquentar o corpo neste inverno, e depois fomos ao que mais interessava naquela tarde.
Descobrir como estados e sensações emocinais podem vir a tona na cena, atráves de respiração que altere seu estado físico, contribuindo assim para amplicar a percepção e o conhecimento dos caminhos que se chega em uma construção consciente de trabalho de ator-atriz no palco é indescritível. Alias, esse é apenas um dos caminhos, não existe só esse.
Seguiu-se com explicações teóricas, exercícios introdutórios, jogos no mesmo tema, repetições, mais repetições, acertos, conquistas, dificuldades, questionamentos, descobertas, enfimm, o processo já conhecido e sedutor do aprender, a mágica do caminho artístico na pedagogico se mostrando mais uma vez.
Exercício da loja, do vendedor que à princípio neutro; se contagia com o estado trazido por cada cliente diferente que adentra sua loja. Tudo abservado por nossa platéia ativa, ou seja: demais alunos.
Depois análises, comentários um dos outros, percepções, impressões e descobertas. Estamos chegando no momento que estávamos antes desses novos alunos chegarem, daqui uma semana teremos uma pequena férias e ao retornaremos em duas semanas, ai, seguiremos de onde paramos com os antigos, para que os novatos tivessem esse acesso.
E os veteranos merecem meus parabéns, estão controlando a ansiedade do seguir em frente, respeitando a necessidade dos outros que outrora eram suas, e aproveitando o que se está revendo.
Salve a compreenssão e humildade!
Salve o coleguismo!
Salve meus alunos queridos!
Salve o teatro!
Salvemos sempre o teatro, todos nos juntos!
Régis Santos

domingo, 5 de julho de 2009

Alunos mais antigos, paciência e saber aproveitar o que se está revendo, é o segredo neste momento!

Num momento em que mais de 60% da turma é nova a duas semanas, estamos como já disse aqui, revendo tudo o que os mais veteranos já viram, e está sendo ótimo.
Neste momento o importante é aprender o que é o corpo na cena, a respiração e suas importâncias fundamentais, o foco, o estado de prontidão e a descoberta do prazer do jogo e do trabalho coletivo na ação.
A aula foi regada desses tipos de situações em exercícios de respiração, foco no espaço, will points, prática de glaichinaider, para saber a importância da fala e do corpo expressivo na sua composição, e por fim jogos de improviso entendendo a importância do gestual da fala não compreensiva.
Turma grande, muito ânimo por enquanto, vamos ver os que irão levar adiante, afinal com a labuta aula a aula, eles percebem que teatro não é assim tão fácil e nem sempre divertido, precisa-se pensar, estar inteiro, diposto, pronto sempre a diversão com disciplina e entender os aprendizados, crescendo com tudo, o divertido e o não divertido.

Abraço


Régis Santos