segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Estados Emocionais, conflitos, desejo, necessidade, vontade!

Nesta semana trabalhamos novamente em torno de muitos exercícios de estados emocionais, rubríca, e vontade e contra-vontade, conflitos; peças fundamentais para se aprender teatro. Se o personagem não tem conflitos não se tem estrutura de uma boa história, não se tem aquele tempero que uma boa situação dramática propõe.
Os alunos através do corpo, via respiração compreenderam que é necessário comprrender a respiração como fator fundamental para que se tenha uma alteração física, natural em qualquer ser humano quando sofre um estado emocional qualquer, não tem jeito o corpo muda!!
Quanto se vive um conflito na vida real, vc é movido por um desejo de algo e contrariado por outro algo que o imede de chegar a esse objetivo, e assim treinamos muito, eles estão compreendendo cada vez mais isso, na leitura corporal.
Na nossa reunião de sexta-feira, discutimos muito sobre a reunião de coordenadores que nossa coordenadora Márcia esteve presente, novas ações de divulgação para essa semana, o conteúdo que proporemos para a próxima reunião geral, e a formatação e conceito do no I Processos em Ação do PIÁ CEU Sapopemba, que eu Régis Santos, sugeri e na reunião ficou decidico que eu ficasse responsável por formatar o roteiro estrutural e primeiras verticalizadas nas propostas conceituais, para assim, juntos darmos o conteúdo final para a prática.
Régis Santos

domingo, 23 de agosto de 2009

Retornamos, turma grande, pique total!!!

Um gostoso bate-papo para comentarmos as coisas, as férias, as diversas atividades feitas, as viagens, passeios, precaussões contra a gripe Influenza, o recesso prolongado, a saudade, até chegarmos no que se lembravam de nossos últimos estudos, exercícios, anotações, e assim refazermos a real conexão com o Teatro, as artes Plásticas, o corpo, a Música, o fóco, a Dança, os conflitos, as vontades e as contra-vontades, enfim o universo que estamos lidando.


Começamos a rever primeiro de forma verbal, perguntas, provocações, idéias, memórias boas, memórias falhas, relapsas, atentas, teve de tudo.


Depois fomos ao registro do teórico, canta e papel nas mãos e vamos relembrar na escrita? E foi ótimo, estimulante, e claro, sempre com alguns reclamões de plantão, que depois tomaram gosto na coisa, é sempre assim, é só estimular a memória, as lembranças, os exemplos, enfim, tudo que está guardado da caixola, e assim seguimos à prática, a mão na massa, e foi uma delicia revermos com o corpo, a respiração a vida, tudo o que já tratamos:

RESPIRAÇÃO EM U
FÓCO
ESTADOAS DE ATENÇÃO
POSTURA
ALONGAMENTO
VARIAÇÕES DE PLANOS
DANÇA EM ESTADOS CÊNICOS
BLÁ-BLÁ-BLÁ
RÚBRICA E ESTADOS EMOCIONAIS
VONTADE E CONTRA-VONTADE


Agora sim, depois de revisto tudo, aguardamos para a semana que vem os alunos ainda ausentes e já teremos novas experimentações, jogos, descobertas da emoção, da técnica, do estar no jogo através do corpo e da respiração!


Nossa reunião artístico Pedagógica foi geral e no oitavo andar da galeria Olido, foram apontados de forma escrita, várias considerações de como melhorar o Programa, citando suas deficiencias e elogios, no que se refere a questões administrativas,a rtísticas e pedagógicas. Ficou combinado e programado o agendamento de uma reunião geral entre os corrdenadores do Programa e coordenações de cultura dos NACS.


Régis Santos

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Duas seamanas de chegança com o lúdico, a divulgação e recreação no CEU

As duas semanas iniciais do segundo semestre, foram utilizadas para divulgarmos o PIÁ junto a crianças de outras escolas que estavam presentes no CEU. Foram feitas atividades lúdicas diversificadas, que divertiram os alunos sem descaracterizar a forma de trabalho peculiar do Projeto.

Todos se divertiram muito, aproveitamos para orientá-los na prevenção da nova gripe, através da higienização das mãos e outros procedimentos e em reuniões discutimos diretrizes para o segundo semestre.

Saudações

Régis Santos