domingo, 30 de novembro de 2008

Organizando nossa primeira aula!

Olá!!!

Pensando que na próxima semana começaremos a dar aulas, achamos melhor conversar e escolher alguns exercícios para iniciar a apresentação do projeto para as crianças. Como teremos apenas 3 semanas antes de entrarmos em férias, acreditamos que não seria interessante começar um processo de criação, mas sim mostrar um pouco do trabalho, discutir arte, trazer as crianças para perto, para que isso despertasse a curiosidade delas!
Para a primeira aula nosso foco é fazer com que as crianças se conheçam e comecem a interagir entre si e com os arte-educadores. Nesse momento é importante que sintam-se à vontade nesse espaço e com essas pessoas. Pensamos em realizar exercícios a fim de estimular a criatividade e mostrar diversas possibilidades em uma aula que integra dança e teatro.
Começaremos com exercícios de apresentação; cada criança terá a oportunidade de se apresentar para o grupo da maneira que lhe for mais conveniente. Após isso, começando a integrar fala e movimento, vamos iniciar um trabalho de caminhada pela sala e durante esse deslocamento cada criança deverá falar coisas de si mesma. A última etapa da apresentação será uma brincadeira onde uma criança deve falar o que ouviu e lembra sobre o que outra falou enquanto caminhava.
Após a apresentação das pessoas, começaremos a apresentação do espaço. As crianças devem andar em diversas velocidades e descobrir os limites da sala. Esse exercício pode receber diversas orientações para que fique mais complexo. Aos poucos deverão respeitar uma velocidade imposta ou ainda ser interrompida em sua caminhada, já que as crianças podem interferir no exercício da outra.
Iniciaremos um exercício de reconhecimento do corpo. Seguindo as orientações dos arte-educadores, os alunos deverão "acordar" as partes do corpo, explorando possibilidades de movimento. A segunda parte desse exercício será o momento em que cada criança deve interferir no corpo da outra; cada criança poderá "esculpir" o corpo da outra, formando imagens de acordo com o que tiver vontade de criar, sem que a outra dê sugestões.
Por fim, faremos um trabalho de concentração e atenção. As crianças devem produzir os mais diversos sons; no início teremos uma grande variedade de sons na sala, porém, aos poucos, as crianças tendem a encontrar um som comum e ao final do exercício estarão todas fazendo um mesmo som.
Acreditamos que essa primeira aula será interessante para mostrar um pouco do nosso trabalho e queremos, com isso, alimentar a curiosidade das crianças, fazendo com que fiquem interessadas e tenham vontade de voltar para os próximos encontros.

Abraços,
Virgínia e Régis

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Apresentação de cena.



Brincadeira de roda.

Atividade de apresentação com as famílias e arte-educadores.

O início!!!

Olá a todos!!!

Dia 17/11, segunda-feira, foi o primeiro dia de trabalho dos arte-educadores. Começamos o dia conhecendo os funcionários e espaços do CEU SAPOPEMBA; fomos recebidos pela gestora e acompanhados pelos coordenadores de educação e pela coordenadora de núcleo, Márcia.

Para dar início efetivamente ao nosso trabalho, recebemos do NAC – Núcleo de Ação Cultural, cerca de 480 fichas de interessados cadastrados pela equipe do CEU. Esse foi nosso ponto de partida para entrarmos em contato com os familiares das crianças e adolescentes, a fim de convidá-los à formalização da matricula do PIA - Programa de Iniciação Artística. A cada contato percebemos que as famílias demonstravam bastante interesse nessa proposta.

Além do contato, realizamos o planejamento para estruturar as reuniões com os responsáveis da seguinte maneira: Dia 20 (Dia da Consciência Negra, feriado na cidade de São Paulo) e como havia muitas pessoas interessadas, resolvemos fazer quatro reuniões durante todo o dia (às 9, 10h30, 13 e 14h30 hs).
Em cada reunião programamos:
1-uma brincadeira de roda para que todos pudessem se conhecer;
2-apresentação de uma cena organizada pelos arte-educadores;
3-conversa sobre as impressões desses dois momentos e a relação que pode haver com um Programa de Iniciação Artística;
4-apresentação do projeto e discussão sobre a importância da arte;
5-inscrições para o PIA.

Para os arte-educadores esse dia foi bastante importante, pois além de propor à comunidade um contato com linguagens artísticas, ainda serviu para a realização das matrículas (cerca de 200 crianças foram inscritas). Para a Márcia - coordenadora do NAC, esse dia serviu para descontrair, aproximar e fazer com que a comunidade entendesse a proposta; para os pais, observamos encantamento, aproveitando para inscrever outros filhos e anunciar que convidariam outras crianças, ao ponto de perguntarem se a proposta estende-se ao adultos também, pois caso sim, aproveitariam para se inscreverem...

Agora é necessário organizar as turmas, respeitando as idades e horários disponíveis das crianças, fazer levantamento estatístico, sobre as porcentagens de inscritos de alunos da escola municipal (EMEF) e outros (escolas estaduais – E.E e particulares). Resolvemos que a implantação nos meses de novembro e dezembro será um piloto, para conhecermos a dinâmica, horários, deslocamento, facilidades e dificuldades iniciais, para melhorar no próximo ano.

Para a próxima semana pretendemos receber as crianças e começar as aulas; queremos colocar em prática tudo o que foi pensado a respeito da arte, da integração das linguagens e do quanto nosso trabalho pode auxiliar no desenvolvimento e educação das crianças... isso tudo, é claro, utilizando brincadeiras, cantigas, jogos e muuuita diversão!!!

Abraços dos arte-educadores do CEU Sapopemba!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

planejamento

CEU – SAPOPEMBA

PRÉ-PLANEJAMENTO 06.11.08
Faixa etária: 6,7 e 8 anos

Áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música

Arte Educadores:

Artes Cênicas: Aline, Janete M. Rodrigues e Reginaldo
Artes Visuais: Aira e
Dança: Virginia e
Música: Luciano e Vânia

Coordenadoras: Marcia,

OBJETIVO GERAL

A partir do foco de investigação objetivamos resgatar, brincadeiras, brinquedos, canções e histórias, do universo familiar dos alunos, resgatando imagens, produzindo realidades e situações até então novas para as atuais gerações.

METODOLOGIA

O trabalho acontecerá a partir de jogos e demais atividades lúdicas, como por exemplo: cirandas, jogos tradicionais, jogos de rua, jogos de concentração, exploração de materiais diversos, jogos improvisacionais, desafios plásticos, utilização e exploração sensoriais, cantigas de ninar, canções de trabalho.



CEU – SAPOPEMBA

PRÉ-PLANEJAMENTO 06.11.08
Faixa etária: 13 e 14 anos

Áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música

Arte Educadores:

Artes Cênicas: Aline, Janete M. Rodrigues e Reginaldo
Artes Visuais: Aira e
Dança: Virginia e
Música: Luciano e Vânia

Coordenadoras: Marcia,

OBJETIVO GERAL

EU, MINHA RUA, MEU BAIRRO e MINHA CIDADE: HOJE, ONTEM E AMANHÃ

Pensar o espaço, o entorno, bairros que compõe a cidade, suas principais características e origens, apropriação da cidade de São Paulo da qual estes alunos são partes integrantes.

Desenvolver pesquisa do bairro e dos outros, resgatar a memória do bairro o mais detalhada possível e ter uma visão histórica mais abrangente dos bairros integrantes da cidade de São Paulo.

Desmembrar as estruturas que constituem o espaço e como esses alunos se relacionam com esse entorno.

Quem são esses personagens?
Como se relacionam com o bairro/cidade?
O que se muda? O que permanece?
Como nos colocamos nesse espaço? (marca autoral)