domingo, 30 de novembro de 2008

Organizando nossa primeira aula!

Olá!!!

Pensando que na próxima semana começaremos a dar aulas, achamos melhor conversar e escolher alguns exercícios para iniciar a apresentação do projeto para as crianças. Como teremos apenas 3 semanas antes de entrarmos em férias, acreditamos que não seria interessante começar um processo de criação, mas sim mostrar um pouco do trabalho, discutir arte, trazer as crianças para perto, para que isso despertasse a curiosidade delas!
Para a primeira aula nosso foco é fazer com que as crianças se conheçam e comecem a interagir entre si e com os arte-educadores. Nesse momento é importante que sintam-se à vontade nesse espaço e com essas pessoas. Pensamos em realizar exercícios a fim de estimular a criatividade e mostrar diversas possibilidades em uma aula que integra dança e teatro.
Começaremos com exercícios de apresentação; cada criança terá a oportunidade de se apresentar para o grupo da maneira que lhe for mais conveniente. Após isso, começando a integrar fala e movimento, vamos iniciar um trabalho de caminhada pela sala e durante esse deslocamento cada criança deverá falar coisas de si mesma. A última etapa da apresentação será uma brincadeira onde uma criança deve falar o que ouviu e lembra sobre o que outra falou enquanto caminhava.
Após a apresentação das pessoas, começaremos a apresentação do espaço. As crianças devem andar em diversas velocidades e descobrir os limites da sala. Esse exercício pode receber diversas orientações para que fique mais complexo. Aos poucos deverão respeitar uma velocidade imposta ou ainda ser interrompida em sua caminhada, já que as crianças podem interferir no exercício da outra.
Iniciaremos um exercício de reconhecimento do corpo. Seguindo as orientações dos arte-educadores, os alunos deverão "acordar" as partes do corpo, explorando possibilidades de movimento. A segunda parte desse exercício será o momento em que cada criança deve interferir no corpo da outra; cada criança poderá "esculpir" o corpo da outra, formando imagens de acordo com o que tiver vontade de criar, sem que a outra dê sugestões.
Por fim, faremos um trabalho de concentração e atenção. As crianças devem produzir os mais diversos sons; no início teremos uma grande variedade de sons na sala, porém, aos poucos, as crianças tendem a encontrar um som comum e ao final do exercício estarão todas fazendo um mesmo som.
Acreditamos que essa primeira aula será interessante para mostrar um pouco do nosso trabalho e queremos, com isso, alimentar a curiosidade das crianças, fazendo com que fiquem interessadas e tenham vontade de voltar para os próximos encontros.

Abraços,
Virgínia e Régis

Um comentário:

Francisco Castro disse...

Olá, seu blog é muito bom. Parabéns!
Eu lhe desejo muito sucesso.

Um grande abraço