sexta-feira, 24 de abril de 2009

Trocando as palavras!

Essa semana fizemos atividades de atenção, concentração e foco, pensando em aprofundar alguns conceitos das aulas anteriores.

Demos início ao ensino de outros usos da linguagem e maneiras de comunicação; falamos aos alunos sobre a importância de se fazer uma cena ou se organizar a movimentação de maneiras distintas das que muitas vezes eles conhecem; para tornar claro isso, fizemos jogos onde os alunos precisaram de outros meios, além da fala convencional, para se comunicar. Sons e palavras inventadas na hora podiam ser usadas na cena, e de acordo com a ação e expressão, o público podia entender o que se passava. Isso foi importante para os alunos compreenderem mais formas de comunicação e que nosso corpo indica diversos signos que transmitem idéias aos que nos assistem.

Ao final discutimos a aula e combinamos uma continuação destas atividades para a aula da próxima semana.

Nossa reunião pedagógica aconteceu na EMIA, com participação da nossa coordenadora, de outros arte-educadores e da SME. Realizamos uma atividade que teve como objetivo levantar questionamentos sobre nossa postura como arte-educadores e também em nossas metodologias dentro da sala de aula. Ao final, foram esclarecidas dúvidas e os arte-educadores iniciaram as assinaturas para renovação de contrato.

Abraços,
Virginia e Régis.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aula do sim!!!

Essa semana recebemos ainda mais alunos... a divulgação nas escolas e a divulgação dos próprios alunos parece que está tendo efeito... Sabemos que algumas crianças tem interesse em entrar no PIA e aproveitamos para informar que temos vagas e que receberemos todos de braços abertos!!!

Aproveitando esse momento com pessoas novas, pensamos que fosse importante fazer uma aula onde todo se sentissem bem e perdessem um pouco da vergonha, assim teriam vontade de continuar... assim, fizemos a aula do sim!!! Nessa aula tudo foi aceito, muitas risadas, brincadeiras e descontrações propostas pelos próprios participantes... eles sentiram que esse ambiente é acolhedor e que não existem proibições ou restrições quando se fala em arte... de certa forma, percebem que esse projeto é diferente, em nada se parece com a imagem que tem de uma aula, onde o professor manda e os alunos obedecem... aqui todos são ouvidos e respeitados!!!

Começamos com exercícios de atenção, concentração e foco. Tivemos muitas atividades de socialização para que todos se conhecessem e soubessem os nomes dos colegas. Fizemos alguns exercícios para estimular o trabalho em grupo; algumas imagens, sequências de movimentos, cenas, atividades onde um ficava de olhos vendados e o outro comandava a ação. Isso tudo os fez perceber como podemos trabalhar em grupo e a importância de confiar no colega.

Por fim, foi proposto um desafio onde deveriam fazer uma atividade sem se comunicar, apenas se olhando, deveriam terminar a proposta. Por falta de tempo, finalizamos o exercício tendo conseguido apenas chegar a metade da idéia, mas por pedido dos próprios alunos, combinamos de retomar na próxima aula.

Na reunião pedagógica discutimos sobre a reunião com os pais e resolvemos mudar a data para maio, que será melhor para todos, inclusive porque será um dia que o CEU não terá muitas atividades. Organizamos nossa documentação e checamos se haviam erros nas folhas de pontos. Ainda discutimos a importância dos blogs e a melhor maneira de fazê-los.

Abraços,
Virginia e Régis.


sexta-feira, 10 de abril de 2009

Aumentando a família...

A aula desta semana nos surpreendeu: por mais que soubéssemos que as divulgações do PIA pudessem atingir muitas pessoas, tivemos um número grande de alunos que retornaram depois de participarem da aula aberta na semana passada. Foi bom para nossa turma que agora conta com muitos alunos e também soubemos que alguns alunos estão para chegar na próxima aula!
Fizemos atividades de relaxamento, concentração, foco, jogos teatrais e corporais e introduzimos conceitos de criação artística, já que alguns alunos ainda não tinham familiaridade com dança e teatro. Ao final da aula, fizemos algumas cenas em grupo a partir de um jogo de imagens abstratas; os alunos apresentaram cenas de acidentes, praia, entre outras e discutimos pontos relevantes para o desenvolvimento desse material.
Com alguns alunos realizamos também uma pequena entrevista para coletar depoimentos sobre adolescência; além de ser um exercício para desenvoltura da oralidade, ainda conhecemos um pouco mais dos alunos e dos assuntos que os interessam.
Abraços,
Virgínia e Régis!

domingo, 5 de abril de 2009

Quem procura, acha!!!! Quem quer, alcança!!

PIA







Teatro-Dança-Música-Plásticas

Após uma intensa busca de alunos, por meio de uma ação que resolvi aplicar juntos aos coordenadores pedagógicos das escolas do entorno do CEU, consegui após grande esforço e colaboração destes coordenadores, um grande número de alunos para a turma de quarta-feira a tarde, que ainda vinha com certa defasagem de corun, felizmente tivemos uma aula com 26 alunos, todos da EMEF Arthur Chagas Júnior, articulados pela coordenadora Zilda, frutos dessa ação citada.

Foi uma bela aula, onde passamos aos alunos primeiramente atráves de uma conserva os conceitos do projeto, ouvimos suas opiniões, anseios e na sequência tiveram na prática exercício de respiração e consciência corporal.


Tivemos também atividades de atenção, concentração e estado de prontidão, através de exercícios da bolinha em foco e do detetive.

Posteriormente trabalhamos variações de planos, numa intensa sequência de vivências corporais, seguidas de ações cotidianas nestes planos e a realização de cenas divididas em seis grupos, onde se percebeu muita empolgação e ânimo com relação à aula, pelas possibilidades de transformar coisas à princípio banais, em ações cênicas, vivas, plenas e com estados de humor e drama, fiquei feliz, pois perceberam com isso, uma pequena faceta do maravilhoso fenômeno teatral.











Ao término na chamada pedimos para que assinassem a lista de presença e colocassem um x em frente ao seu próprio nome caso não fossem continuar e uma bolina se fossem, e dos 26 apenas 2 não continuaram por estarem interessados mais em música, e nessa aula, nossa dupla é de
teatro e dança,
e assim os encaminhamos a outros parceiros.

Em nossa reunião artístico-pedagógica de sexta feira, avaliamos as práticas de divulgação do projeto e contato com as escolas do entorno, feitas durante a semana por mim, arte-educador Régis. Abordamos ainda, questões referentes à otimização e limpeza do espaço, além de retomarmos as impressões e o prolongamento das atividades vistas e registradas pelas parceiras responsáveis pela coordenação do projeto no CEU Sapopemba, Márcia e Tati. Reavaliamos a reunião propostas aos pais, onde pretendemos abordar questões relativas à prática do projeto (tais como: lanche saudável, o compartilhamento de alimentos, alimentos indesejáveis, freqüência, adequação de vestimentas, e etc) exposição dos frutos já colhidos nesses meses e dinâmicas que favoreçam a discussão dos temas, meio ambiente, família (como exemplo cita a idéia de se incluir na recepção dos pais e crianças uma vivencia de um contato físico).




Régis e Virginia