sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aula do sim!!!

Essa semana recebemos ainda mais alunos... a divulgação nas escolas e a divulgação dos próprios alunos parece que está tendo efeito... Sabemos que algumas crianças tem interesse em entrar no PIA e aproveitamos para informar que temos vagas e que receberemos todos de braços abertos!!!

Aproveitando esse momento com pessoas novas, pensamos que fosse importante fazer uma aula onde todo se sentissem bem e perdessem um pouco da vergonha, assim teriam vontade de continuar... assim, fizemos a aula do sim!!! Nessa aula tudo foi aceito, muitas risadas, brincadeiras e descontrações propostas pelos próprios participantes... eles sentiram que esse ambiente é acolhedor e que não existem proibições ou restrições quando se fala em arte... de certa forma, percebem que esse projeto é diferente, em nada se parece com a imagem que tem de uma aula, onde o professor manda e os alunos obedecem... aqui todos são ouvidos e respeitados!!!

Começamos com exercícios de atenção, concentração e foco. Tivemos muitas atividades de socialização para que todos se conhecessem e soubessem os nomes dos colegas. Fizemos alguns exercícios para estimular o trabalho em grupo; algumas imagens, sequências de movimentos, cenas, atividades onde um ficava de olhos vendados e o outro comandava a ação. Isso tudo os fez perceber como podemos trabalhar em grupo e a importância de confiar no colega.

Por fim, foi proposto um desafio onde deveriam fazer uma atividade sem se comunicar, apenas se olhando, deveriam terminar a proposta. Por falta de tempo, finalizamos o exercício tendo conseguido apenas chegar a metade da idéia, mas por pedido dos próprios alunos, combinamos de retomar na próxima aula.

Na reunião pedagógica discutimos sobre a reunião com os pais e resolvemos mudar a data para maio, que será melhor para todos, inclusive porque será um dia que o CEU não terá muitas atividades. Organizamos nossa documentação e checamos se haviam erros nas folhas de pontos. Ainda discutimos a importância dos blogs e a melhor maneira de fazê-los.

Abraços,
Virginia e Régis.


Nenhum comentário: