domingo, 14 de dezembro de 2008

Na sala de aula!

Iniciamos nessa segunda feira 01 de dezembro as atividades com os alunos. Contudo, em virtude da necessidade de continuidade de atendimento aos pais e prosseguimento de ligações as famílias pré-inscritas no projeto e demais ações para a obtenção de novos inscritos, durante toda semana um dos educadores permaneceu atendendo os responsáveis, organizando grades de horário, e saneando dúvidas sobre o projeto.

No decorrer dessa semana tivemos uma média de 45 alunos de faixas etárias diversas, em cada dia. No início dos encontros, tivemos muitos responsáveis ainda interessados em inscrever suas crianças, realizar trocas de horários, ou apenas necessitando de informações extras. Algumas crianças não estavam inscritas para as aulas, no entanto, em virtude do pequeno número de presentes, optamos por permitir que alunos inscritos em outro horário fizessem parte de outras aulas, que foram realizadas conjuntamente com os seguintes professores: Virginia, Regis, Vânia, Aira, Juliana e Aline, além dos alunos presentes.

Depois de estruturado o ambiente de aula, recepcionamos os alunos com propostas de interação entre os participantes, percepção e apropriação do espaço. Foi solicitado as crianças que caminhassem pelo espaço com ritmos distintos, procurando preencher os espaços vazios, acordar o corpo e se apresentar de forma lúdica a um colega.Na seqüência, foi proposto que os alunos se apresentassem a partir de um gesto, a ser repetido pelo coletivo em ritmo distinto do que havia sido apresentado inicialmente; um outro jogo rítmico envolvendo a atenção e concentração e ainda um coral e regência de ritmos vocais e corporais criados a partir do nome dos alunos presentes.

Após o intervalo, onde pode se perceber que nem todas as crianças, apesar de avisadas trouxeram lanche, e que a maioria dos lanches eram pouco saudáveis, retomamos a aula com atividades tais como: seqüências rítmicas, jogos como mocinhos da Europa e contação de histórias a partir do estimulo externo e construído pelo coletivo.

As aulas foram finalizadas com seqüências de movimentos manuais, que a princípio foram repetidos por todos e posteriormente, foram feitos individualmente conduzindo os presentes a um estado de concentração e relaxamento. Finalizamos os encontros com uma avaliação da vivência,que segundo relatos dos participantes foi bem satisfatória; além de informes gerais.

Em algumas aulas, conseguimos nos separar e cada dupla começou a trabalhar com a sua turma. Uma de nossas turmas, de 11 e 12 anos, tivemos muitos alunos e conseguimos iniciar um processo de investigação; após realizarmos os exercicios de apresentação que já estávamos fazendo com outras turmas, começamos um trabalho de exploração de níveis: alto, médio e baixo, incentivando a movimentação em duas diversas possibilidades. Ao final da aula, fizemos uma apresentação desse exercicio para uma outra turma.


Durante a sexta-feira tivemos reunião:
Entre as questões discutidas com a coordenadora Márcia, (identificação de responsáveis pela saída da criança do CEU, horários de alimentação, horária escolar e horário PIA; material necessário para as aulas, material de artes plásticas disponíveis, depósito para armazenagem de material, utilização de espaços do CEU e discurso pedagógico vinculado a tal prática; questões essas, explicadas, discutidas e encaminhas).
Nessa reunião, além das discussões sobre os temas acima descritos, foi elaborado um informe destinados aos pais referente à retomada do trabalho no próximo ano e coordenadora Márcia realizou os procedimentos necessários ao recebimento do material doado pela bienal ao CEU, por intermédio da arte educadora Aira.

Abraços,
Virginia e Régis.

Nenhum comentário: