sábado, 28 de novembro de 2009

Reta final! Preparação para a Mostra PIÁ para as escolas do entorno do CEU Sapopemba

Parar e se pegar a pensar!!!

Revendo na memória o resultado dos trabalhos, analisando as conquistas, as não conquistas, os caminhos percorridos, as metas buscadas, o exercício do aprender através da brincadeira, da disciplina, do respeito, da criatividade, do coletivo; estava depurando os erros que tanto nos faz crescer, a frágil estrutura social junto a nossos jovens que me faz temer, e em contra partida iniciativas como o PIÁ, que em meio e essa fragilidade toda, também se coloca a disposição do jovem cidadão para se descobrir e se desenvolver em vários aspectos pelo caminho artístico.
Assim, após pensar, refletir e perceber essa tragetória ainda tão pequena do PIÁ, poucos dias depois da Mostra dos Trabalhos de 2009, realizada lá em 14/de novembro, veio a Eurékaaaa!!

Após tanto trabalho, tanto investimento na criação, ensaios, aulas e investigação, tendo como bússola os frutos do processo vivido/adquirido em sala de aula, na convivência com os colegas; surgem perguntas!!...

Será que não pódemos propiciar mais momentos de vivência dessa experiência tão singular que é mostrar suas criações artísticas para sua comunidade?

E mais... Porque ainda temos vagas num programa tão bacana como esse?

A procura por ele não deveria ser massissa?

Ai o pensamento moveu-se em uma possível Mostra PIÁ para as escolas do entorno do CEU, onde pudessemos desta vez, atingir muitas metas como:

  1. Expor o resultado de nosso trabalho no semestre, aos CPs e direções das escolas do entorno, ao qual, ao qual após aval de minha coordenação de cultura do CEU, procurei propondo parceria na criação de turmas para o nosso programa com seus alunos, e eles foram tão acessíveis.
  2. a) Expandir junto aos jovens estudantes da comunidade do CEU Sapopemba, o conceito, o resultado, a exposição e apreciação, o acesso, as mil possibilidades que estão escondidas dentro deles, a reflecção e o entretenimento aos mesmos junto a esse arcenal de belos trabalhos criados b) Acupação saudável de mentes de uma geração cibernética, porém carente de um outro olhar em torno da criação e diversão pela via da cultura, pelo corpo, mente e sensibilidade. Assim, não só expor mais também seduzi-los para a arte e cultura!
  3. Fazer desse momento uma vitrine, um chamamento aos interessados em após assistir as criações, poder fazer parte desta experiência. Criar turmas, fazer reservas de vagas para 2010, e posteriormente fazer o chamamento após as festas.
  4. Propiciar a comunhão de alunos (das escolas e do PIÁ), professores, arte-educadores, diretores, CPs, e equipe de cultura do CEU, junto a uma ação fundamental neste momento singular da comunicadade local.

E após, expor a idéia para ao núcleo de cultura do CEU Sapopemba, que deu seu aval, seguimos a diante.

E como já postei no blog da semana passada, teremos semana que vem Nossa Mostra PIÁ Para as Escolas do Entorno do nosso CEU. Assim, focamos também nesta semana as nossas ações para:

  • Articulação de contatos telefônicos com os CPs das escolas, elaboração e confecção de convites a serem entregues aos mesmos e aos nossos alunos para que convidassem seus amigos.

  • Em sala de aula focamos nossos encontros de forma plenamente interdisciplicar, no caso aqui, Eu e Vânia da quarta de manhã com teatro e música, revivendo questões e acertos da peça Da Feira de Mangaio ao Tribunal de Rua de SP uma deliciosa fusão de canções brasileiras treatralizadas e cantadas na apresentação, dentro de uma narrativa e encenação criada no processo de aula. No caso da turma da tarde, eu e o Thiago, com teatro e dança. experimentamos agora que sua chegada se deu, aplicar o corpo, a dança, a expressão física na peça Elfos Love, Patins, Skate, Amor e Aventura, o que alías, está sendo muito bom.

Ensaios, aquecimentos, alongamentos, conversas, entendimentos de conceitos, divisões de responsábilidades, vivências por meio de fusões das expressões dentro do que cada peça propicia.

E semana que vem, por mais uma vez, veremos na expressão de cada rosto a emoção, agora um pouco menos aflita de nervosismo, a experiência de estar mostrando criações deles mesmos, através da arte.

Em nossa reunião artístico pedagógica, que desta vez, foi na galeria Olido, a última geral do ano, assistimos vídeos das mostras e processos de todos os demais CEUS do Programa e expomos o nosso também, foi muito bom ver que começa a aparecer na prática uma unidade no caminho artistico pedagógico deste programa, que a cada encontro se expõe com mais e mais clareza o afinamento deste caminho.

Chegaremos lá!

Abraços a Todos

Régis e Thiago.

Nenhum comentário: