domingo, 15 de novembro de 2009

Salve nossa Mostra e bem vindo Thiago da dança! Ufa até que enfim essas duas questões chegaram! RS!

Essa semana após exatos seis mêses, enfimmm, chegou meu novo parceiro para que essa turma de quarta a tarde realmente tenha artes integradas com dois arte-educadores, pois estou dando aula sozinho nesse período todo, e acho que foi muito boa essa experiência, mais registro aqui a importância dessa chegada, pois essa é a cara e proposta de nosso Programa de Iniciação Artística.
To feliz, o cara é 10, gente boa, prestativo, cuidadoso, mano mesmo, é o que já deu para sentir nesses dois encontros que tivemos, mais já nos conheciamos de vista do outro projeto que fazemos parte, o Vocacional e vamos trilhar coisas primordiais aqui, afinal minha lingua no teatro dialoga e muito com a cultura da dança de rua que ele trás.
Bem vindo irmão! Parceiro! Arrá, Urru, Thiago, o CEU é nosso! Rs..
Êba!!! Que coisa linda, que belas obras, quantos videos maravilhosos, quantas criações potentes, quantas peças lindas, músicas bonitas, danças e exposições intensas e vibrantes. Enfim aconteceu a nossa I Mostra de Artes do PIÁ.
Quanto gás, quanta correria, cansaço e alegria, quantas crianças, criações, quantos pais e piás, quantos olhos em busca do ver do fazer e do chorar.
Estas turmas de quarta-feira apresentaram cada uma sua peça teatral, a da manhã: Direto da feira de Magaio, nasceu o Xote das Meninas, indo para uma Saudosa Maloca do Trbunal de Rua de São Paulo, esse é o nominho da peça da turma de teatro de música, que fizeram daquele momento; demosntração de descoberta, entusiasmo, nervosismo, lágrimas, beleza, talento e real vivência de momento artistico impar para sua vidas e para as nossas. Com uma história que começa no nordeste e acaba tragicamente em São Paulo (tragicamente por enquanto, pois a peça não foi até o final, e acabou parando no momento trágico) eles fizeram a plátia se encantar com o que viram, afinal, bastante texto, muita música, figurinos, tipos interessantes e muita vida adolescente naqueles alunos queridos. Simplismente Lindo!
Já com a turma da tarde, apresentou a Peça Elfos Love, Amor, Patins, skate e Avntura, uma experiência pontual, afinal ali tinha, teatro épico, momentos brestianos, alunos atores em cena, se utilizando de várias dramaturgias além do texto como: música, canto, mimica, iluminação, apresentação sem a quarta parede, palco elizabetano com situação cenográfica inpirada no filme Dogville, muita aventura proposital com o corpo e com a comédia nas interpretações.
Tratando de uma trupe de adoslescentes aventureiros em patins skates, que passam por uma aventura de amor onde uma de suas integrantes vai em busca coma ajuda de todos ao amor encontrado e perdido numa apresentação de rua.
E com citações aos fabulosos universos de Cinderela, Romeu e Julieta, a paixão, a violência urbana, a periferia, o rap na rima e muita música costurando a peça e dando tons cômicos, criando situações divertidissímas a peça mostra um universo bem próximo dos jovens que a fizeram.
O espetáculo foi muito bem aceita, resposta vinda na reação da platéia durante e ao término da apresentação.
Nas duas turmas, alunos dedicados no aprendizado da arte, descobrindo isso como forma de compromisso com a vida e suas buscas, suas reflexões na arte, seus encontros consigos mesmos.
Estamos todos muito felizes, e o cansaço, quase do tamanho de nossa felicidade não ofusca no sorriso de orelha a orelha.
Estamos no CEU.
Abraço a todos


Régis Santos

Nenhum comentário: