sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Reunião Cênica Musical do Corpo Zen no Palco do Teatro!!

Hoje diferentemente do comum, iniciarei esse relato falando de nossa reunião artístico pedagógica da semana.
Nossa coordenadora Márcia Salgado propos a reunião no Teatro, e o palco como lugar mais sagrado daquele templo, foi onde nós respiramos, relaxamos, ouvimos músicas, soltamos os sons da alma, as energias do corpo, o movimento da vida, o relaxamento e conecção do nosso ser com nos mesmos. Nos mesmos, não apenas eu comigo mesmo, mais também eu com minha equipe, meus parceiros, minha coordenação, meus PIÁs, minhas espectavivas, dúvidas, insatisfações, êxitos, conquistas, respiros, sufocos, dores e amores no meu fazer da vida um constante aprendizado no saber ensinar, comungar, crescer junto, trocando.
A condução foi linda, cuidadosa, carinhosa, provocou todos os nossos instintos de forma natural, sentimos com o nosso corpo o chão, o toque no corpo do outro, com nossa audição com relação as músicas, as cantigas infantis e as vozes dos outros, nossa olhar enchergou na escuridão, ficamos sem visão do externo no olhar fixo para dentro de nós mesmos, sentimos o olfato de frutas, mãos, café, há e por falar em café, colocamos em ação nosso paladar, degustamos o mesmo, as tais frutas, os bombons, a água, e todos os demais sentidos da vida, como dizia nossa ex parceira do PIÁ de dança Virginia, nossos sentidos não são cinco e sim vinte e três, que bom a vida não ter só cinco sentidos!! Rsrs.
E por fim, falamos de questões da nossa Mostra, acordos, pauta, despedida da Juju, da ausência de uma parceira, do passeio dos PIÁzinhos ao num córrego da região.
Tudo lindo, reunião Cênica Musical do Corpo Zen no Palco do Teatro.
Obriago Márcia, ameiiiii. Acho que amamos!
Com a turma, a montagem prossegue em exaustivos ensaios de corrida contra o tempo, uma verdadeira maratona com ares teatrais, muitas responsabilidades designadas, muitas metas, muito estímulo, muito desejo, necessidade e vontade. Que delicia.
Quarta-feira próxima, devido a corrida contra o tempo, faremos duas horas a mais de vivência/ensaio, para unir o útil ao agradável, minhas poucas horas à pagar e a necessidade geral de chegarmos no nosso objetivo, deixar a peça pronta! Afinal a I Mostra Local do PIÁ será dia 14 já!
Salve o CEU lugar sagrado dos Deuses, inclusive os do Teatro, Salve nós!
Abraços gerais individualmente a todos que lerem essa postagem!!
Régis Santos

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Fase de por em prática!!!

Estamos ensaiando uma peça escrita por mim, está sendo muito interessante.
É satisfatório ver alunos colocando em prática aquilo que à meses estão ensaiando, repetindo, exercitando.
Quando se tem uma perspectiva de apresentar, com data marcada a coisa vai ficando cada vez mais interessante.
Meu olhar mais que artístico, é pedagógico e percebo uma evolução como alunos, como pessoas, com relação ao estado de atenção, concentração, rsponsábilidade, crescimento, olhar sensível ao que os rodeiam, isso tudo é um avanço que vai além do ser ator que de alguma forma passeia por essas mentes. Isso me satisfaz e inspira. Claro, alguns deles não são assim, são o oposto, mais é a minoria.
Em breve colocaremos a apreciação nossas peripércias de sala de ensaio, está sendo criativa, modesta e bonita a montagem, aguardamos todos vocês em 14 de Novembro em nossa I Mostra local do PIÁ.
Na nossa reunião desta sexta tivemos momentos bonitos e com bons conteúdos.
  • Foi a penúltima reunião de nossa companheira Juliana, a Juju, que não renovará contrato, que bom alçar vôos, mudar os ares, crescer, e empreender, aprender com uma grande profissional. Mais o ganhar, ter ganho uma belas experiências com nossa convivência e aprendizado de seus belos pensamentos artísticos pedagógicos, foi tocante, o melhor.

  • Falamos de reposição de horas.

  • Da inserção de nossa caçula da turma a Sueli de Artes Visuais nos trabalhos em andamento.

  • Fizemos a leitura e tecemos discussões das questões de formaç~çao pedagógica do PIÁ.

  • São as respostas do GT para as tantas questões levantadas naquela reunião geral.

É muito importante estar acontecendo uma ação como essa neste programa, afinal existem muitas , muitas boas mentes neste projeto, tão cheio de boas intenções, porém com tantas arestas a acertar. Coisas normais que fazem parte de um processo de implantação. Porém se não seguimos além de apenas opinar, se não propomos discutir após fazermos levanetamentos, ai, não evoluimos, não acionamos nosso ser pulsante em estado de reais mudanças e evoluções, e assim estamos seguindo, muito a graças a nossa coordenadora Márcia, que naquele ato, claramente propos que não só levantássemos os pontos não ideias do olhar artístco, pedagógico e admisntrativo/estruturais, mais seguissemos na verticalização destas questões.

E graças a essa constatação e colocação FELIZ, estamos vendo essa bela caminhada que está dando frutos benvindos pro futuro deste grande projeto.

Parabéns a todos nós, parabéns a todos os coordenadores do GT, parabéns querida Márcia Salgado.

Saudações

Régis Santos.

sábado, 17 de outubro de 2009

Primeira Leitura Dramática da Peça!!

Enfim a peça que irão encenar já está adaptada por mim, um texto que eu mesmo escrevi para os alunos desta turma do PIÁ, trata-se de Elfos Love, Amor, Skate, Patins e Diversão.
Neste contexto falaremos de todos esses assuntos, numa trama alegre, divertida, ágil, jovem e cheia de música e abordagem de questões jovens.
A leitura foi demorada, díficil como já era de se esperar, claro, nunca tinham lido antes uma peça, com tantas rubrícas, detalhes e etc., mais sem problemas, foi tudo nos eixos e estamos todos muito felizes, agora é correr contra o tempo, pois ele é muito, muito pouco. Mesmo assim tentaremos fazer da melhor forma possível!
Personagens já distribuidos, leituras feitas e refeitas, explicações a cerca dos personagens, agora vão ler muito em casa, estudar, fazer a gênesi dos seus personagens e depois de muito estudo começarem a criar e por em prática tudo aquilo que aprenderam no decorrer do ano.
" Merda" a todos nós e vamos nessa!!


Régis Santos

sábado, 10 de outubro de 2009

Enfim Criar a Personagem!!!!!


Nesta aula todos estavam em clima de subir no palco, uma vivência singular estava para acontecer ali, após todas as orientações de mêses de trabalho, de aprendizado de todas as técnicas básicas, agora irão experimentar, colocar em prática a atuação, a construção da personagem, que na verdade começou semana passada com a criação da gênesi.


Vieram entusiasmados, com figurinos, maquiagens, o corpo e a mente cheios de informações e orientações para deixar existir, recepcionar um outro ser no seu ser. No início a orientação foi, concentração, foco no trabalho, respiração correta e direcionada, atenção aos detalhes desta criação que foi toda sua, prática de tudo aquilo que vimos aula a aula, e ao inciar a vestimenta, já devem estar a cada instante em estado de atenção, concentração, sem dispersão. Nesse momento isso se faz necessário. Assim foi.



Ao ficarem prontos, as personagens individualmente, foram colocadas numa berlinda formada por mim e pelos outros alunos.

Para iniciar, muitas perguntas, como : quem é você, onde nasceu, mãe, pai, sonhos, vícios, família, etcc. Cada um, tinha que responder de si , a todos, com a segurança de um ser que sabe tudo de si próprio. Tiveram muitas coisas boas, alguns vacilos, poucas dispersões e confusões, claro!

Foi tudo lindo e vivo. Pronto, então já era hora de ficar mais difícil daqui pra diante. rsrrs!!

Depois improvisações e vivências, tudo nas personagens, para finalizar a aula, cenas com as mesmos personagens, se relacionando um com os outros com situações que identificassemos as técnicas já trabalhadas. Que delicia. Eles amaram, e ficaram felizes junto comigo e estamos agora rumo ao que vira daqui um mês, uma apresentação de um exercício cênico que faremos com garra, humildade, modesta ousadia e muito, muito trabalho e amor.

Uma turma já começou fazer leitura dramática comigo, outra já começou sua pesquisa a partir de fatos reais de mídia escrita, lincando com suas criações. Bóra! Mão na massa, dar vida a vida.



Salve o teatro!!

Salve a vida e as vidas que nossas vidas dão vidas.

Salve a inspiração!Salve os PIÁs que existem dentro de todos nós!

Salve o lugar sagrado da criação, CEU!




Saudações


Régis Santos

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Enfim chegando ao final de uma fase!! Agora chegamos em gênesi da personagem, vamos usar tudo que aprendemos e dar vida a personagem!!

Bom, agora tivemos um trabalho intenso em torno de jogos e exercícios com côres, que através delas se chegou em personagens pelo estímulo e auxilio destas côres.

Agora irão criar a história deste personagem utilizando todos os meios adquiridos nestes mêses todos, acrescentando claro, a gênesi da personagem, onde nasceu, nome completo, com quem vive, viveu, vontades, sonhos, ancestrais, traumas, marcas, familiares, falta dela, gostos, desejos, enfim, uma imensa história de vida para alimentar a criação e a execussão do trabalho.


Na próxima aula trarão essa personagem no corpo, na voz, na rspiração na voz, na expressão enfim, neles totalmente e faremos o fechamento dessa fase.



Régis Santos