sábado, 30 de maio de 2009

Estados e sensações em cena!

A conversa no início da aula para revermos o que vivenciamos aula passada, foi boa, mais a memória parece ainda um pouco dispersa.... Mais refresco a memória deles.

Depois, uma reflexão da importância desta fase de experimento das sensações e estados emocionais, uma das etapas fundamentais num aprendizado de teatro, por isso fase longa, repetições, abordagens do tema de formas diferenciadas até esgotarmos o tema em um período necessário.








Alegria
E assim botamos corpo na conversa. Um aquecimento voltado para o tema, para agora revermos não só verbalmente mais sim na prática essas situações do nos colocarmos em situações de alegria, mágoa, arrogância, revolta, timidez, medo, carinho, paixão, tristeza, felicidade, grosseria, ódio, etc..







Arrogância
Partimos então para as cenas, situações dramáticas abordando os mesmos temas em questão, só que nesta aula, de forma diferente, eles experimentaram a passagem de um estado para o outro dentro de uma mesma situação dramática. E foi muito interessante, como a metodologia os apreendem, instigam, e os inserem de forma prática e estimulante no universo teatral de forma plena e sem grandes sofrimentos.
Tensão







No final do encontro, fizemos uma roda de avaliação da vivência da tarde, e dentro do que lhes é possível interagir verbalmente por uma reflexão do que os tocou, tudo foi muito, como poderia dizer....
Medo

Alegre, tímido, carinhoso, medroso, feliz etc e tal...

Para o encontro da próxima semana, pedi que tragam uma frase de no mínimo 2 linhas e no máximo 5, de uma peça teatral ou um romance, com identificação do autor/dramaturgo e título da obra, para exercitarmos a matéria em questão em torno de citações de uma obra pronta, e não mais de improvisações. Nova fase, mas isso é matéria para o encontro seguinte e para o outro blog.
Paixão
Nossa reunião artístico pedagógica desta semana foi muito produtiva:

· Definimos as novas formas quanto a assinatura de ponto.

· Avaliamos a reunião de pais ocorrida em 23/05 e cabe salientar as transformações relatadas pelos alunos e pais e também percebida pelo arte-educadores em sala de aula; as satisfações e reações emocionadas quanto aos
depoimentos feitos pessoalmente por ex-alunos de artes(teatro) e dos atuais alunos do PIA registrados em sala de aula; o quanto foi proveitosa a abordagem do assunto reciclagem, suas ações e consciências.
Tristeza

· O entendimento dos pais quanto à qualidade e importância dos lanches. Falamos sobre a experiência do lance em comunhão, lanche colaborativo, “picnic”, pelo fato de em alguns casos alunos não terem lanches e assim, ajudam os outros na divisão, claro que tiveram casos de alunos comerem escondidos para não dividir. Essas ações aconteceram como proposta pedagógica, trabalharmos de maneira colaborativa. Na reunião de pais, enfatizamos essa
proposta, e após ela percebemos e que eles estavam trazendo mais lanches e com mais qualidade. Num dia, aconteceu um caso de um aluno ter apenas uma mixirica e a dividiu, dando um gomo para cada aluno, e assim os lanches estavam sendo usados para trabalharmos valores de cooperação.

Crueldade

· Tratamos também do assunto poluição sonora, tivemos numa aula, uma criança que reclamou do barulho, e realmente para nós está sendo muito mais difícil desenvolvermos um trabalho mais qualitativo, por falta de condições como revestimento acústico, por exemplo. Claro que não se trata somente de falta de condições estruturais, mais sofremos também com uma aparente falta de articulação interna, para nós é difícil de compreender o excesso de atividades simultâneas num espaço físico bem menor que o suficiente para tais ações. Contudo, as melhorias já realizadas pela coordenação de cultura como: aumento de salas, conserto de portas, revestimento do chão com lonas, em função de conforto e frio.

· Recebemos a nossa mais nova parceria, a arte-educadora de artes visuais, Sueli, e será feito esforços para montar as suas novas turmas, que foram definidas também na reunião.

· Discutimos e definimos que a prioridade em termos de urgência é a questão da estrutura do CEU, mais que dos lanches, no que se refere, a, poluição sonora, equipamentos como aparelhos de som, materiais para aulas como papel, tinta, lápis, canetas, massinhas, tesouras, piso e etc.

· Falamos das constantes solicitações de alunos quanto a freqüentarem as aulas mais que uma vez por semana, e discutimos a real importância disso, por vários motivos, entre eles o fortalecimento do vinculo dele com o programa, com o arte-educador, a turma e criação e a aplicabilidade dos conteúdos adquiridos.
· Falamos também de articularmos ações práticas junto aos pais num futuro breve, afim de criar uma maior consciência prática das ações desenvolvidas com seus filhos e estreitar as relações com os mesmo de forma além das reuniões.

Régis Santos

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